domingo, 26 de abril de 2015

Rabada

Muita gente torce o nariz quando o assunto é rabada...
Eu, graças a Deus sou uma pessoa que nunca tive frescuras para comer, como de tudo.

Essa semana resolvi fazer rabada, um prato que nunca fiz mas me aventurei a fazer para um primo.Esse meu primo mora fora e quando vem para o Brasil adora comer esse tipo de comida, aí aproveitei para reunir toda a família em um jantarzinho!

Fiquei surpresa quando fui comprar o rabo, por dois motivos, primeiro que o preço me assustou, quase 25,00 reais o quilo e a outra surpresa, na verdade acho que foi mais um mico, foi quando fui ao açougue do mercado e perguntei para o atendente: Oi você tem rabo?
Ele me olhou estranho e não respondeu, ai eu me toquei do fora que tinha dado e falei que era rabo para rabada rs...

Comprei dois quilos e como nunca tinha feito esse prato procurei na internet receitas, dentre varias que vi, a que mais gostei foi essa do blog da Priscila, receita muito bem explicada e no blog dela tem várias receitas deliciosas, vale a pena conferir!

O resultado foi melhor do que eu esperava, o prato rendeu muitos elogios e não sobrou NADA! Sinal que estava bom né?

 Segue  a receita que usei lá do blog deliciasbypriscila

Rabada da Priscila
1.a Etapa – Pré Cozimento
· 2 rabos de boi ( pesou 1,960 kg ) – cortados em rodelas (rendeu 21 rodelas)
· 1 cebola media, inteira, sem casca, cortada em 4
· água o suficiente – para cobrir (1.o cozimento na véspera, na panela de pressão )
· bastante suco de limão (usei o suco de 2 limões cravos - se for usar o limão comum tahity extraia de suco de 4 deles - usados para tirar o cheiro ruim dos rabos depois que forem caprichadamente limpos um por um)


2.a Etapa – Refoga + 2.o Cozimento
· 100 g bacon ( ½ pacote de bacon em fatias – 200 g )
· 6 dentes de alho, amassados
· 2 cebolas micropicadas
· 1 pimentão inteiro, picadinho (o meu estava lindo, bicolor – metade dele era vermelho )
· 125 ml vinho branco seco (½ copo requeijão )
· 1 lata de molho de tomate refogado pronto (usei o Pomarola Salsa Cebolinha)
· tablete de caldo de carne
· 1 pimenta-dedo-de-moça, sem sementes, picadinha (a minha era das grandonas)
· + 1 pimenta-do-reino preta moída na hora (carne de boi pimenta-do-reino)
· orégano para pizza caseiro ( eu coloquei 1 colher de sobremesa bem cheia, já dei a receita)
· sal ( coloquei 1 colher de sobremesa rasa)
· 1 maço de cheiro verde – inteiro amarrado com barbante (para cozinhar)
· 1 folha de louro
· chaleira de água fervente – o suficiente para cobrir a rabada
· ½ copo ( requeijão ) cheiro verde picadinho (de outro maço) – misturar depois de cozido e pronto ( eu acrescentei só as cebolinhas em rodelinhas )
· 1 maço inteiro de agrião (só os galhos finos inteiros, não precisa picar, misturar depois da Rabada pronta ) - agrião enxuga a Rabada, engrossa e seca instantaneamente o caldo e ainda suaviza o sabor.


                                 Foto da família toda reunida e da  noite agradável!

Uma ótima semana a todos!

2 comentários:

  1. Nossa ... parece super trabalhoso de fazer essa rabada. Mas ainda assim não curto.
    Adorei o post :)

    ResponderExcluir
  2. Eliani adorei o seu blog parabéns!!! A Rabada estava uma delícia você caprichou como tudo que faz, posso dar uma ideia posta a receita da sua torta de sorvete que é uma delícia ;) sucesso.

    ResponderExcluir